No momento você está vendo Médico PJ, CLT ou autônomo: qual modalidade de atuação é mais vantajosa?

Médico PJ, CLT ou autônomo: qual modalidade de atuação é mais vantajosa?

Por serem profissionais liberais, os médicos podem optar por prestar seus serviços como autônomo, funcionário CLT ou PJ (Pessoa Jurídica), após se graduar e adquirir seu registro no CRM (Conselho Regional de Medicina). Essa possibilidade pode trazer dúvidas acerca de qual modalidade é mais vantajosa para se trabalhar e, por isto, detalharemos cada uma delas para você hoje. 

  • Funcionário CLT 

O médico que atua como funcionário CLT, tem todos os seus direitos trabalhistas assegurados, jornada de trabalho definida, benefícios previdenciários e entre outras vantagens. No entanto, não possui muita autonomia, pois deve respeitar os limites impostos pelo empregador e também tem os impostos descontados no seu salário. 

  • Médico PJ (Pessoa Jurídica)

Nessa modalidade, o profissional da saúde pode realizar o próprio recolhimento de impostos de forma independente, de acordo com o seu tipo de empresa. Na maioria dos casos, as empresas fazem parte do Simples Nacional que tem uma alíquota de apenas 6% sobre o faturamento no DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e 11% no INSS. 

Os médicos PJ tendem a ganhar mais e tem acesso a algumas facilidades como empréstimos com juros menores, planos de saúde e financiamentos. Outro fator muito importante é que o CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) permite que profissionais da contabilidade especializados realizem a gestão de despesas, receitas e documentações para não haver irregularidades e dores de cabeça com a fiscalização tributária. 

  • Autônomo

Já o médico autônomo, tem os seus impostos recolhidos pela parte que o contratou. Por isso, é importante emitir um RPA (Recibo de Pagamento de Autônomos), e poder realizar o pagamento da forma correta. 

Dessa forma, os impostos que devem ser pagos são: IRRF (Imposto de Renda da Pessoa Física) com uma alíquota que pode variar entre 0 a 27,5%, INSS com alíquota entre 8 a 11% e ISS (Imposto Sobre Serviço) com uma variação de 2 a 5%. 

Agora você já sabe como funciona cada modalidade de atuação médica e pode escolher em qual delas você quer trabalhar. 

Conte com o Grupo Escriba para ter sucesso financeiro em cada uma delas.