A importância da Contabilidade

A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS

As empresas pagam tributos, mas como saber exatamente o que pagar?
Tributos são impostos sobre os lucros, faturamento, circulação de mercadorias, sobre o produto, folha de pagamentos, entre tantos outros. Todos esses fatos que permeiam a atividade empresária podem estar sujeitos a algum tipo de tributo.
Mas não é só!
Além de calcular os tributos,  elabora declarações acessórias e deve apresentá-los às fazendas federal, estaduais e municipais.
Essas declarações vão auxiliar as fazendas na fiscalização das empresas e, caso não sejam entregues a tempo, podem gerar multas e impedir a expedição de certidões, fazendo com que o empresário tenha problemas na condução do seu negócio.

CONTABILIDADE PARA AS EMPRESAS


Veja que, pelo que já foi explicado, a contabilidade é de suma importância nesse delicado relacionamento entre a empresa e o fisco, visto que, ela entregará tudo no seu tempo, para que dessa forma, a empresa não seja punida.
Essa talvez seja a visão da maioria dos empresários sobre a contabilidade.
Contudo, a utilização de ferramentas contábeis na área empresarial vai além.
A contabilidade é a ciência que orienta, controla e registra ações e fatos relacionados com a administração econômica de uma empresa. Esses registros são de suma importância pois vão nortear as decisões dos gestores da organização, mensurando os dados financeiros, como custos, despesas, receitas, etc.
A organização contábil tem papel fundamental no auxilio das empresas para que elas tenham sucesso e assim, consigam se manter estáveis. Além de acompanhar o cumprimento das leis e tributações, ela é capaz de medir os resultados da empresa, avaliar seu desempenho e, com base nessas informações, ela conseguirá cumprir com todas as obrigações, evitando problemas que podem colocar em risco sua reputação comercial.


Portanto, a contabilidade de uma empresa deve ser feita com muito cuidado e atenção para que os tributos sejam devidamente calculados, as declarações do fisco sejam corretamente elaboradas e entregues a tempo, além de proporcionar ao administrador da empresa elementos para uma tomada de decisão segura e assertiva quanto aos rumos de seu negócio.
Sem uma organização contábil, nenhuma empresa tem o devido controle do seu negócio.

Sandro Santana

Sandro Santana

Contador Sênior
Especialista em Contabilidade Médica
Especialista em ICMS | Importação | Imposto de Renda | Consultor do IOB